terça-feira, 19 de agosto de 2008

Simples como Neemias

Neemias filho de Hacalias nasceu durante o cativeiro de Judá. Mesmo não nascendo em Jerusalém, ele sabia que aquela cidade era preciosa e importante para o seu povo. Quando um de seus irmãos lhe relata o estado em que Jerusalém se encontrava, Neemias chora, lamenta-se, jejua e ora a Deus pelo estado de miséria em que a antes gloriosa cidade se encontra. Ele não se conforma com o atual estado e os seus sentimentos deixam-se transparecer através do seu modo de agir. Sua tristeza e desconforto pela situação em que se encontra a cidade dos seus antepassados logo é percebida pelo rei da Pérsia, que o permiti ir até Jerusalém.
Chegando em Jerusalém, Neemias durante três dias não revela a ninguém os propósitos que Deus tinha colocado em seu coração – Faça tudo aquilo que Senhor tem colocado dentro do seu coração no tempo determinado, no tempo estabelecido pela vontade do Senhor. Queridos não sejam precipitados. Enquanto Deus não começar a agir, não avance, espere e ore buscando o tempo certo em que o Senhor confirmará para operar em você e através de você.
Do capítulo três ao seis encontramos Neemias liderando a restauração dos muros e das portas da cidade. Apesar de todas as dificuldades, das investidas dos inimigos, da zombaria, das ameaças, este homem que carregava dentro de si uma profunda dedicação, devoção e amor para com o seu povo não se curvando diante dos variados obstáculos.
Com um modo simples de agir Neemias é capacitado por Deus para levar adiante a reconstrução da cidade que se encontrava em ruínas física e espiritual. Este simples copeiro não possuía um chamado profético como Ageu e Zacarias, mas no seu íntimo repousava a certeza das palavras contidas nas Sagradas Escrituras à respeito do seu povo. Não tinha um profundo conhecimento da lei como o escriba e sacerdote Esdras. Porém sabia que as Palavras da lei deveriam reger a sua conduta em todas as áreas da sua vida.
O temor, o respeito pelas coisas sagradas, o zelo pela palavra de Deus, são marcas fortes no caráter deste homem. Todas as medidas e ações realizadas por Neemias carregam dentro de si as marcas do caráter brilhante que este servo de Deus possuía. Nossas vidas, nosso testemunho, nosso modo de falar, pensar e agir devem refletir um caráter aprovado pelos homens e testificado pelo Espírito Santo. O nosso caráter revela realmente quem e o que somos diante dos homens e diante de Deus.
No capítulo nove encontramos uma simples, mas profunda confissão dos pecados que destruiu e levou ao estado de estagnação em que a nação se encontrava. Todo aquele estado de miséria, desprezo e desolação apenas revelava um passado construído sobre pecados como idolatria, rebeldia, obstinação, soberba e orgulho. Estes eram os verdadeiros sentimentos que levaram não só os muros e as portas de Jerusalém à completa ruína vergonha e ao lamentável estado em que seu irmão lhe relata quando se encontra com Neemias no princípio do livro, mas todo o povo (“...Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e suas portas, queimadas.” 1:3).
Sandro de Souza

Nenhum comentário: