sábado, 16 de agosto de 2008

Eta sopinha de letrinha sô!

Desde o ano de 1998 venho experimentado algumas “visões de crescimento” na igreja evangélica brasileira. Cada uma delas trouxe-me muitas coisas boas que guardarei por toda vida, as ruins procurei não reter.
O que me chama atenção foram as siglas que estas visões ganharam aqui na terra brasileira. G12, G5, G7, G10, GF, MDA, M12, ICP, PG e como não bastasse, curti um pouco do som da G3, e agora acesso o portal G1. Mas, o que mais quero é parar de usar GG e passar a usar G. Por favor se você tem uma dica me envie, principalmente uma que não precise de exercícios físicos.
Alimentando-me desta sopa de letrinhas e números, aprendi muitas coisas que hoje me ajudam muito na construção da minha trajetória ministerial. Sei que o dialogo, a interação, o aprendizado e a parte prática de cada uma destas correntes me fez uma pessoa mais compreensiva.
Também aprendi que todas as “visões de crescimento” e “saúde” para igrejas são apenas ferramentas que devem ser utilizadas de forma coerente com a Bíblia e correspondente a formação da comunidade local que vai “experimentar a visão”.
Acima de tudo, por mais bem intencionados que sejam os “aplicadores das visões”, deve-se ficar claro e certo que somente o Espírito Santo dá o crescimento a igreja, isto não é obra de homens e sim de Deus.
Tive a oportunidade de ouvir os grandes nomes de todos os segmentos que propõem crescimento para a igreja através da adoção de um método de crescimento. E apesar das siglas serem diferentes, conteúdos como evangelismo, discipulado, treinamento e liderança são comuns a todos.
Pra terminar, te aconselho a fazer uma profunda avaliação do grande número de material que está disponível destas “visões” e utilizar a que melhor vai se adequar e se adaptar a realidade da sua igreja. Então aproveite bem a sopa enquanto as novidades deixam-nas quentinhas e boa saúde para a sua igreja!

Nenhum comentário: