segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Gracioso como Hanani

Logo no primeiro capítulo do livro de Neemias encontramos as mais belas caracteristicas deste personagem. Hanani (seu nome significa gracioso) ao encontrar-se com seu irmão não usa de artifícios para declarar a verdadeira situação em que o povo de Judá se encontrava. De forma direta e graciosa a humilhante condição do povo é relatada gerando um profundo impacto e comoção em Neemias.
Falar a verdade de forma graciosa é a melhor forma de expormos as nossas opiniões, nossos conceitos, nossos pontos de vista e revelar o que realmente pensamos e sentimos sobre os fatos que norteiam a nossa vida. Quando falamos a verdade revestida com palavras graciosas, o espírito de acusação não é encontrado em nossas palavras. A graça que flui dos nossos lábios, extirpa todos os laços de dúvida, ira, mentira, pessimismo e indiferença. Quando a verdade é manifesta de forma graciosa, ela não fere, constrange ou humilha. Ela nos leva a considerarmos os nossos posicionamentos errados, a refletirmos sobre os fundamentos e conceitos em que a nossa vida é baseada, a não nos conformarmos com as dificuldades que nos aprisionam através da omissão, do descaso, do desânimo e do conformismo.
A palavra do Senhor nos diz que ao conhecermos a verdade, somos libertos por ela. Que a cada dia a verdade vinda do Alto, Jesus Cristo possa ser manifesta em seu testemunho de vida. Não deixe que a vida com suas lutas, problemas e dificuldedes levem à ruína esta maravilhosa muralha que cerca a vida de um genuíno cristão: a verdade.
Hanani além de ser uma pessoa graciosa e verdadeira nos seus relacionamentos também é caracterizado por ser de ânimo forte e constante, disposto a seguir em frente em busca da realização dos seus objetivos. O seu caráter demonstra fidelidade e temor. O mundo de hoje clama por pessoas como Hanani.
Como é fácil e gostoso conviver com pessoas sinceras em seu modo de viver como Hanani! Devemos carregar em nosso testemunho diário, como verdadeiros cristãos estas belas verdades que este servo de Deus é marcado em sua conduta. Nos dias atuais está cada vez mais raro encontrarmos pessoas sinceras, fiéis, tementes, responsáveis, verdadeiras em seus relacionamentos, dispostos a nos ajudar em toda e qualquer situação. Pessoas que não se curvam diante da vida, da lutas, das dificuldades, dos problemas, mas que sempre seguem em frente sendo guiadas pela graça de Deus.
Estamos vivendo dias de grandes transformações dentro da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Homens e mulheres com o espírito de Hanani se faz necessário neste momento. A obra do senhor clama por servos e servas fiéis e tementes, verdadeiros e graciosos, proclamando em todo o tempo a verdade que liberta, restaura, consola e edifica: Jesus Cristo, nossa verdade.

Nenhum comentário: