quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pensamentos de Blaise Pascoal

É uma doença natural no homem acreditar que possui a verdade.

A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.

Quase que invariavelmente as pessoas formam suas crenças não baseadas nas provas, mas naquilo que elas acham.

A maior parte dos problemas do homem decorre de sua incapacidade de ficar calado.

Há duas espécies de homens: os justos, que se julgam pecadores e os pecadores que se crêem justos.

A opinião é a rainha do mundo.

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

"A arte de persuadir consiste tanto mais em agradar do que em convencer, quanto os homens se guiam mais pelo capricho do que pela razão."

"Quando considero a duração mínima da minha vida, absorvida pela eternidade precedente e seguinte, o espaço diminuto que ocupo, e mesmo o que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e me ignoram, assusto-me e assombro-me de me ver aqui e não lá. Quem me pôs aqui? Por ordem de quem me foram destinados este lugar e este espaço?"

"Digo em verdade que se todos os homens soubessem o que dizem uns dos outros, não haveria quatro amigos no mundo. Isso se vê pela querelas que provocam as indiscrições ocasionais."
"Os homens têm um grande defeito: falar demais. Faz uso do que "acha" ou sabe sobre o outro para fofocar, intrigar ou até mesmo difamar o mesmo. Se se soubesse o que os outros dizem, não haveria a amizade."

"Contrariedade - O homem é naturalmente crédulo, incrédulo, tímido, temerário."


"Descrição do homem - dependência, desejo de independência, necessidade."

"Condição do homem - inconstância, tédio, inquietação."

O homem é um ser muito complexo, inconstante. É um ser tão miserável que não consegue saber o que é e o que quer.
"Divertimento - Não tendo conseguido curar a morte, a miséria, a ignorância, os homens lembraram-se, para ser felizes, de não pensar nisso tudo."

"O homem vendo que é incapaz de solucionar todos os problemas e que isso o aborrece, para ser feliz ignora-os."
"Que cada qual examine os seus pensamentos, e os achará sempre ocupados com o passado e com o futuro. Quase não pensamos no presente; e, quando pensamos é apenas para tomar-lhe a luz a fim de iluminar o futuro. O presente não é nunca o nosso fim; o passado e o presente são os nossos meios; só o futuro é o nosso fim. Assim, nunca vivemos, mas esperamos viver, e, dispondo-nos sempre a ser felizes, é inevitável que nunca o sejamos."

“O homem está tão preocupado com o passado e com o futuro que esquece de viver o presente. Esquece também que o passado não pode ser mudado. E que se o presente não for vivido como se deve, alterará o futuro.”

"A sabedoria envia-nos à infância. Se não vos converterdes e não tornardes crianças não entrareis no reino dos céus."

"Quanto é difícil propor uma coisa ao julgamento de outra pessoa sem corromper-lhe o julgamento pela maneira pela qual a propomos."

"O homem ao propor uma coisa ao julgamento de outro narra o fato sob o seu ponto de vista, por mais que queira se manter indiferente."

"Quando se lê depressa ou muito devagar, não se entende nada."

“Ao ler muito rápido não há concentração para interpretar o que se lê. Ao ler muito devagar presta-se mais atenção no significado de cada palavra e não do conjunto como um todo.”

Nenhum comentário: