quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Visitas Inoportunas, o que fazer com elas?

Certo dia quando acordei de manhã ao ir até a cozinha encontro um pequeno pardal que tinha entrado pela janela, lutando para que de alguma forma pudesse sair daquele local. Abri a cortina da janela e assim ele saiu voando rumo ao seu destino, a liberdade.

Nem sempre recebo visita de pequenos pardais em casa, de vez enquanto, encontro um enorme e organizado batalhão de formigas avançando sobre o bolo e demais coisas que deixamos sobre a mesa, gatos que entram e fazem um pequeno estrago no quintal. E quando chove? Sempre tem um sapo ou uma rã que insistem em querer nos visitar.

Certamente você já deve ter recebido algumas visitas como estas em sua casa. Algumas podem ter causado um tremendo susto, outras devem ter deixado o seu coração acelerado de tanta raiva pela visita recebida e outras após a visita te causaram prejuízos que ainda você não conseguiu recuperar.

Bem, até agora falei sobre bichos que a visita inconveniente, inoportuna e indesejável e seus resultados. Mas e se tratando de gente. O que fazer? No sapo jogamos sal, ao gato enxotamos para fora, nos insetos disparamos um bom inseticida em spray. Com gente, infelizmente não podemos fazer o mesmo certo? Então como agir com visitas que não queremos receber?

Vou deixar algumas dicas, vou logo dizendo que se trata apenas de uma dica, não precisa colocar de forma radical os meus conselhos.

Para o vendedor, diga prontamente que não te interessa o produto e nem abra a porta ou portão, você pode cair em tentação e acabar contraindo uma divida, além de outras visitas do mesmo vendedor. Para o vizinho que vive pedindo coisas emprestadas seja direto, não faça rodeios querendo bancar o papel do vizinho que faz a política da boa vizinhança, se você poder emprestar, empreste e não fique fazendo mil e umas perguntas pra que, porque, quando e como ele vai usar o que você emprestou.

Para os amigos que sempre chegam em horários nada conveniente, com simpatia e cordialidade peça que voltem em outro momento. Explique de forma clara e objetiva que no momento você não pode atendê-los.

Para os seus parentes chatos, que sempre aparecem somente pra te aborrecer, não adianta dar nenhuma das respostas acima (não estou falando sobre os bichos e insetos). Seja honesto, direto e demonstre o quanto a visita inoportuna dele trouxe incômodos.

Para os TJs, os rapazes que vestem roupa social, queria saber porque vestem sempre camisa branca, e demais religiosos que batem a porta da sua casa sem horário marcado pra realizar a visita e te acordam na hora do seu descanso, ou acabam fazendo o seu arroz queimar no fogão, peça que eles orem por ti, que marquem um dia e horário mais apropriado e faça isso sem muito contato, porque eles são insistentes e o seu arroz vai queimar no fogo! O filme que você estava assistindo vai acabar e no final você vai ficar morrendo de raiva.

Bem, caso tenha mais sugestões envie um comentário. Vamos fazer desta matéria um menu de como receber e se desfazer de visitas inoportunas.

2 comentários:

Elizio N. Caliman disse...

Se a visita demorar a sair: peça licença.
- Vou ver a panela que está queimando no fogão.
Se, ao voltar, não se mancar, diga:
- Estou preparando um jantar para parente que vai chegar daqui a pouco.
Se persistir, pensando que vai ficar para o jantar, leve-a à cozinha para que veja que é tudo mentira.
Se, ainda, persistir com tamanha cara de pau, delicadamente (?) conduza-a à porta de saída solicitando-lhe que... não volte noutro dia.

Anônimo disse...

Uma vez uma senhora disse que fazia da seguinte maneira com a visitas: mantinha um guarda-sol/chuva, dependendo do tempo,perto da porta. Então antes de abrir a porta ela via quem era. Se fosse uma boa visita ela dizia que havia acabado de chagar,mas se fosse uma visita inconveniente ela pedia para educadamente voltar depois pois estaria de saída.