quarta-feira, 17 de junho de 2009

Leia e reflita bastante

“Corremos descuidadamente para o precipício após havermos colocado algo à nossa frente que nos impeça de vê-lo” (Pascal)


Para muitos, todos os processos são válidos, quando se trata de salvaguardar os interesses próprios. Entre subjugar a consciência para ganhar vantagens, ou deixá-la livre para receber só o que a vida oferece, eles preferem a primeira situação. É como o pecador consciente que vê o prazer momentâneo, sem avaliar as conseqüências posteriores.


O amor devia ser a única arma (se é que posso expressar-me assim) para consolidar a posição do filho de Deus no seio da comunidade religiosa. Se ele existisse, na sua plenitude, tornar-se-ia desnecessário o uso de certas astúcias para se fazer aquilo que só o amor consegue fazer.


Pessoas há que preferem ser tapeadas com um engano colorido com as cores do arco-íris do que serem instruídas por uma verdade em preto e branco. É que as aparências sempre enganam.


A verdade é como a cama em noites de muito frio. Só incomoda nos primeiros momentos.


“É possível enganar parte do povo, todo tempo; é possível, enganar parte do tempo, todo povo; jamais se enganará todo povo, todo tempo.” (Abraão Lincoln).


A história de Cristo não termina na Cruz. Vai direto para a Ressurreição e a nova vida. Ela dá sentido à vida diária e esperança após a sepultura. Para o indivíduo e para a instituição igualmente, isto significa BOAS-NOVAS, não para um futuro distante, mas para o aqui e o agora.


“Não importa quantos passos você deu para trás, importa quantos passos você vai dar para a frente” (Décio Melhem)


“A verdade de nada se envergonha, senão de estar oculta.” (Lopes)
Para que uma seita possa crescer não precisa ter princípios verdadeiros. Basta, para começar, contar com dólares americanos, ter ministros que digam coisas que o povo gosta de ouvir e que eles mesmos durmam em berço esplêndido, na certeza de que também não ouvirão o que não desejam ouvir.


“Com erro não se argumenta.” (Osório)


“A verdade é o alicerce da autoridade.” (Catão)


A desculpa e a evasiva sempre foram as armas preferidas pelos que não têm coragem. Coragem para aceitar uma mudança de ponto de vista, quando a alteração tende a remover o homem do seu estado cômodo, seja no campo social, cultural, financeiro ou religioso, é quase impossível.


Poucos estão interessados na verdade. A maioria prefere a mentira disfarçada.


“Confessar um erro é demonstrar com modéstia, que se fez progresso na arte de raciocinar.” (Murilo Mendes)


Quando vivemos enganados com relação a um fato, comportamo-nos como se o engano não existisse. Mas a partir do momento em que dele nos inteiramos, e se avoluma dentro de nós, e, por vezes, nos irritamos.


“É próprio de todo homem errar, mas só do homem estulto preservar no erro.” (Cícero)


A verdade tem pernas curtas, e pode até parecer capenga, mas acaba chegando.


“O homem recorre a verdade somente quando lhe faltam as mentiras.” (M. Lenoir)


Os psicólogos não desconhecem o fato de que as pessoas têm dezenas de maneiras sutis para iludir os seus semelhantes. E uma delas é procurar valorizar uma atitude que desejam pôr em destaque, deixando a impressão de estarem pondo em risco a causa que defendem.

Nenhum comentário: